A U-BIKE e a Universidade do Porto

220 bicicletas eléctricas e 45 bicicletas convencionais estão a chegar à Universidade do Porto para uso a partir do ano lectivo 2018/2019. O sistema U-BIKE é para uso regular e gratuito de toda a comunidade académica. Um projecto que visa incentivar a mobilidade ciclável entre os estudantes e professores universitários. Neste projecto, para além da Universidade do Porto, participam também o CEiiA e a Ibérica.

“Um dos principais objectivos é a redução de gases poluentes e da própria pegada ecológica de cada um”, notou José Miguel Moreira, elemento do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) responsável pela coordenação do projecto na instituição. Trocar o carro pela bicicleta é a chave do projecto, que alia a prática do exercício físico à sustentabilidade do planeta.

José Miguel Moreira sublinhou acreditar que a iniciativa venha a ter um impacto positivo no ecossistema da cidade,tendo em conta que já foram recebidas 230 inscrições apesar das “adversidades” enfrentadas. De acordo com o responsável, e de um “ponto de vista muito pessoal” ,a cidade do Porto ainda é pouco “ciclável”. “Falta investimento e infra-estruturas, existem poucas ciclovias e as que existem são pouco seguras”, notou José Miguel Moreira. A iniciativa serve, por isso, para sensibilizar, diz, os cidadãos de que a realidade — de utilização constante do automóvel — está a ser alterada.

 

A atribuição da U-Bike é gratuita e está sujeita a um processo de candidatura. Os seleccionados podem ficar com a bicicleta durante um período de seis, nove ou 12 meses e terão que perfazer uma média de sete quilómetros pedalados por dia. Os quilómetros são contabilizados por uma plataforma para o efeito que vai, igualmente, permitir a segurança tanto do equipamento como do seu utilizador.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *