Generation.mobi – Rede social de devices interativos para uma nova geração de mobilidade urbana

Investigação portuguesa desenvolve sistema de gestão de mobilidade dinâmico de nova geração, baseado no conceito de uma rede social de bicicletas interativas e interoperável com o ecossistema da cidade. Espera-se, assim, atingir um nível de inovação radical, a nível nacional e internacional, dos serviços e operações de mobilidade urbana inteligente.

1. Síntese

O projeto Generation.mobi visa o desenvolvimento e validação de um sistema de gestão de mobilidade dinâmico de nova geração, baseado numa rede social de bicicletas interativas e interoperável com o ecossistema das cidades.

O projeto está orientado para a capacitação da base tecnológica nacional na área da mobilidade inteligente e ambientalmente sustentável através da especialização inteligente em torno da conceção, desenvolvimento e validação de uma nova geração de produtos e serviços de mobilidade a partir de Portugal, com base em empresas e centros de conhecimento nacionais, tendo como alvo os mercados urbanos globais.

Nas últimas décadas, muitos dos países sofreram uma mudança significativa em relação ao perfil das suas populações, principalmente no que respeita ao crescimento da população urbana. As cidades cresceram, em geral, de forma acelerada, espontânea e de modo não muito planeado. Consequentemente, as cidades passaram a conviver com uma série de problemas como a carência de infraestruturas de transportes e a degradação ambiental. A forma de ocupação do solo urbano, associada a políticas sectoriais pouco integradas, acabou por influenciar negativamente o sistema de mobilidade nas cidades. Adicionalmente, o sistema de mobilidade mal planeado contribuiu para a existência de cidades sem uma razoável qualidade de vida urbana.

O projeto Generation.mobi tenta contribuir para que a mobilidade urbana seja um fator de melhoria da qualidade de vida urbana. Em termos estratégicos, os vetores fundamentais de atuação são o compromisso para um maior crescimento verde, promoção da mobilidade elétrica, especialização integrada e inteligente, criação de uma nova geração de transportes seguros e sustentáveis, e introdução de novas tecnologias de informação de apoio ao bem-estar e promoção da saúde.

Em termos funcionais, o Generation.mobi está divido em quatro áreas principais: bicicletas e estações; comunicação, sensorização e controlo; sistema de gestão e análise de dados; e mobilidade e urbanismo. Desde o seu início, em Março de 2016, a execução do projeto tem estado focalizada – área funcional a área funcional – nas tarefas de definição das especificações, desenvolvimento e construção de protótipos e integração. Está previsto o projeto estar finalizado em Julho de 2018.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto Generation.mobi foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 3.776 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 2.767 mil euros.

Rogério Raimundo Celeiro, responsável pelo projeto Generation.mobi na Ibérica – Indústria de Componentes Metálicos, S.A. explica a importância do financiamento obtido.

“O apoio do COMPETE 2020 é uma excelente mais-valia para as organizações envolvidas no projeto. Com o incentivo, não só será possível a criação de um sistema integrado de mobilidade urbana, baseado em veículos elétricos, como também poder-se-á contribuir para a alteração da mentalidade relativamente a processos de criação de valor em termos de vida urbana e que permitirá, na nossa opinião, para uma melhoria da qualidade de estilo de vida para a atual geração, bem como para as futuras gerações. Em termos operacionais, é fundamental salientar a forma eficiente como os processos são geridos, desde a candidatura até à sua execução, com um apoio muito eficaz dos técnicos do COMPETE 2020.”

 

3. Consórcio

O consórcio é constituído por 5 entidades:

  1. IBÉRICA – Indústria de Componentes Metálicos, S.A.;
  2. CEIIA – Centro Para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel;
  3. CARDIOID – Technologies, Lda.;
  4. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
  5. REVOLUTIONANSWER – Mobilidade Urbana, Lda.

 

Constituído por 3 empresas e 2 entidades do SCT (Sistema Cientifico e Tecnológico), o consórcio beneficia ainda da parceria com a rede portuguesa de cidades inteligente, o RENER Living Lab, verdadeiro palco para validação e demonstração das soluções desenvolvidas.

Categories: Bike Sharing Services

1 Comment

Aprilia · March 31, 2018 at 16:05

whats the next information?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *