Matosinhos experimenta novo sistema de eBIKE SHARING.

A Câmara Municipal de Matosinhos, o CEiiA e a IBERICA eBIKE SHARING apresentaram, no âmbito do Living Lab de Matosinhos, o novo sistema de eBIKE SHARING (sistema de bicicletas eletricas públicas partilhadas), a ser experimentado no bairro dedicado ao Living Lab.

A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues, estiveram na sessão de lançamento, onde, para além da apresentação foi possível a todos os interessados experimentar as bicicletas e o sistema.

O sistema de eBIKE SHARING entrou em fase de testes em Outubro, e arrancará com três estações piloto – uma na zona da Câmara Municipal, outra nas instalações do CEiiA e uma terceira na envolvente do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Os utilizadores deste piloto terão ao seu dispor oito docas por estação, perfazendo um total de 24 docas e 20 bicicletas elétricas. A produção das eBIKES e Docas estiveram a cargo da IBERICA, sendo a gestão e monitorização do sistema efetuada pela plataforma de mobilidade do mobi.me. Para além da contabilização em tempo real das emissões de CO2 poupadas, o mobi.me irá permitir ainda a gestão da operação em tempo real, a deteção de vandalismo e uso indevido, permitindo também o planeamento de manutenções em função do uso das bicicletas.


0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *