Portugal Bike Value. Fileira portuguesa das duas rodas premiada pela Comissão Europeia

O mérito do projeto de promoção internacional da fileira portuguesa das duas rodas acaba de ser reconhecido pela Comissão Europeia. Já depois de ter sido uma das vencedoras da fase nacional do certame, a ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins viu ser-lhe atribuído um dos seis Prémios Europeus de Promoção Empresarial pelos bons resultados obtidos com o “Portugal Bike Value”.

A distinção do projeto português, considerado o melhor na categoria de “Apoio à internacionalização das empresas”, foi conhecida durante a SME Assembly, já no corrente mês de novembro, no âmbito da Semana Europeia das Pequenas e Médias Empresas, que neste ano decorreu em formato virtual.

Participaram iniciativas de todos os 27 Estados-membros da UE e de mais 12 países extracomunitários. O projeto português foi avaliado positivamente por reunir um conjunto de boas práticas à escala europeia e estar alinhado com as prioridades da estratégia Europa 2020 em matéria de promoção do empreendedorismo e das PME a nível nacional, regional e local.

Lançado em 2015, o “Portugal Bike Value” permitiu afirmar Portugal como o maior produtor europeu de bicicletas, com 2,7 milhões de unidades fabricadas no ano passado, quando as exportações nacionais valeram mais de 400 milhões de euros, segundo a ABIMOTA, sediada em Águeda.

Para além da promoção internacional da fileira, o projeto visava a sua ‘clusterização’, para a qual é decisivo o contributo das empresas de tecnologia, componentes e montagem instaladas em Águeda e concelhos limítrofes.


0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *